Câmara de Campinas completa 223 anos neste dia 15 de dezembro
No dia 15 de dezembro de 1797, foi oficialmente formada a Câmara Municipal, com a definição dos primeiros vereadores da cidade. Inicialmente não existia uma Prefeitura, por isso os parlamentares faziam as leis e também exerciam o papel do executivo, tarefa que incluía determinar onde haveria ruas ou fontes na cidade.
Murilo Favaretto, historiador da Câmara, conta que só a partir de 1907 surgiu a figura da Prefeitura. “Até então a Câmara unia Legislativo e Executivo, tanto criando leis – na época, chamadas de ‘posturas’ – como regendo a saúde pública, determinando construção de obras e até mesmo a destruição de formigueiros nas ruas da cidade. Isso nos parece algo estranho atualmente, mas documentos manuscritos históricos mostram que essa era uma função muito requisitada pela população”, conta.
Ele ressalta que a Casa teve grande importância para o país no século XIX, pois dela saíram grandes nomes da política nacional. “Quintino Bocaiúva chamava a Câmara de Campinas de ‘Meca Republicana’, pois dela saíram políticos do movimento que levou à proclamação da Republica e até mesmo um presidente oriundo da cidade, Manuel Ferraz de Campos Sales, que foi o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902”, pontua.
Para o vereador Fernando Mendes (Republicanos) reeleito em Campinas, "As câmaras municipais têm um papel extremamente importante dentro do município, onde fiscalizam o executivo além do grande papel junto a população criando leis eficazes e auxiliando nas melhorias dos bairros", ressalta Mendes.
Câmara de Campinas completa 223 anos neste dia 15 de dezembro
Reviewed by Fernando Mendes
on
Rating:
Nenhum comentário: