O VENTRE ESCRAVO
- Por durante 13 anos consecutivos houve um silêncio da parte de Deus para com Abrão após o nascimento de Ismael, não existe nenhum relato desta relação nesse período na Bíblia basta observarmos o final do Capítulo 16 e o início do Capítulo 17 do livro de Gênesis.
- Gn: 17 tem o seu início onde Deus fala a Abrão "Eu sou El Shadai, anda na minha presença e seja honesto, uma pessoa sem acusação" assim está escrito no original hebraico.
- O que parece ser uma apresentação amigável, trata-se de uma exortação, pois Abrão havia quebrado um elo de confiança proposto por Deus a partir do capítulo 12. A promessa de ser pai em uma idade avançada mexeu com a confiança do casal e por sugestão da esposa um "Ventre Escravo" entrou em cena.
O ventre escravo está presente em muitas situações, uma realização fora da vontade de Deus, porém com traços de fé e ansiedade engana os envolvidos.
Todo ventre tem como finalidade gerar um fruto, e com Agar a escrava egípcia serva de Sarai não foi diferente.
- Ao engravidar pela vontade e sugestão de Sarai, e não no plano de Deus, Agar entendeu que o envolvimento estava consumado e isso passou a ter um custo altíssimo para Sarai, que amargava o desrespeito contínuo da sua serva.
- O "Ventre Escravo" nos dias atuais trata-se daquelas relações que podem adiantar uma realização, más sempre anunciando problemas à frente.
- Pois o fruto pretendido surge maquiado de verdadeiro, porém escondido em si tem a marca da falsidade, aceito pelo homem sem o carimbo de Deus.
- O nascimento de Ismael não trouxe para Abrão a aproximação de Deus, mas sim o distanciamento, pois durante todo a adolescência do menino 13 anos, houve o silêncio de Deus para com Abrão.
- Foi fácil para Abraão já então com um novo nome, aliança renovada despedir Ismael no deserto, confiando que Deus não o desampararia.
- Porém ao nascer Isaac, o fruto da promessa confirmada por Deus, nascia também uma relação de sentimentos verdadeiro pai e filho, uma relação de família para dar início ao plano divino de uma nova nação conforme prometido.
- ISMAEL A PESSOA DESPEDE, ( entrega sem dor )
- ISAAC DEUS PEDE NO ALTAR...
O VENTRE ESCRAVO
Reviewed by Fernando Mendes
on
Rating:
Nenhum comentário: